sábado, 10 de novembro de 2012

Você sabe o que é? DOCIMASIA

Em poucas palavras, docimasia, do grego: dokimos = "eu provo", significa, em medicina legal, o exame de que se lança mão para aferir se uma criança nasceu viva ou morta (natimorto), ou seja, comprovam se houve vida extra-uterina ou não. O mais famoso desses exames é, sem dúvida, a docimasia de galeno; porém existem outras várias modalidades, as quais sao classificadas em dois grupos: docimasias pulomonares e docimasias não-pulmonares (extrapulmonares), estas subclassificadas em respiratórias e não-respiratórias.



  1. Docimásias pulmonares:

Docimásia Hidrostática pulmonar de Galeno - consiste em mergulhar os pulmões do infante em uma bacia com água abundante. Caso flutue, constata-se que o orgão parenquimatoso insuflou ar

Docimásia Diafragmática de Ploquet - quando aberta a cavidade toracoabdominal, observa-se o músculo diafragma horizontal, quando houve respiração; ao passo que este pode apresentar convexidade exagerada das hemicúpulas quando a respiração não ocorreu, essa convexidade é devido à pressão exercida pelas vísceras abdominais.

Docimásia Óptica ou Visual de Bouchut - consiste na observação da superfície do pulmão que, de um aspecto parenquimatoso, quando não há respiração, assume um aspecto de mosaico, em face de ocorrerem mudanças circulatórias que circunscrevem os lóbulos pulmonares.

Docimásia Táctil De Nerio Rojas - quando da palpação interdigital, o parênquima pulmonar dá a sensação de fofura e crepitação, caso tenha havido respiração.

Docimásia Óptica De Icard - esta prova se realiza por meio de pequenos cortes de fragmento de pulmão, de dimensão reduzida, esmagado entre duas lâminas de modo a transformá-lo num esfregaço. Nos casos em que houve respiração, nota-se inúmeras bolhas de ar no esfregaço. Porém, esta prova não tem valor para pulmões putrefeitos, pois os gases da putrefação podem simular um resultado falsamente positivo.

Docimásia Radiológica De Bordas - trata da opacidade dos pulmões que não foram insulflados de ar, os diafragmas não são vistos, nem a silhueta cárdio-aórtica.

Docimásias Hidrostáticas De Icard - docimásia pode ser realizada para complementar a prova de Galeno (nos casos de dúvida, ou quando apenas a 4ª fase deu positiva), pois necessita de quantidade mínima de ar nos fragmentos de pulmão.

Docimásia Histológica De Balthazard - esta é a prova mais perfeita, pois pode ser usada mesmo em pulmões putrefeitos. Consistem no estudo microscópico do tecido pulmonar através da técnica histológica comum.

Docimásia Epimicrocópica Pneumo-Arquitetônica De Hilário Veiga De Carvalho - fundamenta-se no estudo da superfície externa do pulmão por meio do ultra-opak. Para isto, o pulmão deve ser lavado em formalina, depositado em uma placa de Petri, cortado em fragmentos, unido a uma gota de glicerina e visualizado com a lente objetiva de imersão. Quando houve respiração, as cavidades cheias de ar mostram-se arredondadas com refringência contrastada em fundo negro. O pulmão que não respirou, mostra apenas um fundo negro uniforme e sem imagens. No pulmão putrefeito, as bolhas são grandes, disformes e de distribuição irregular.

Docimásia Química De Icard - consiste em colocar um fragmento de pulmão da parte central de um lobo, que foi previamente lavado em álcool puro, em uma solução alcoólica de potassa cáustica a 30%. Inicialmente, o fragmento fica preso ao fundo do frasco, porém, se houve respiração, deverão se desprender bolhas de ar originadas do parênquima destruído pelo líquido. Se o pulmão estiver putrefeito, a dissolução da víscera será rápida e as bolhas grandes, decorrentes do enfisema putrefativo.

     2. Docimásias extrapulmonares:
 
2.1 Respiratórias



Docimásia Gastrintestinal De Breslau - se baseia na existência de ar no tubo digestivo, ingressado por deglutição toda vez que o feto tenha respirado. Nos casos em que durante as manobras de ressuscitação houve insuflação de ar no estômago do feto, apenas este órgão flutuará, enquanto que o resto do tubo digestivo afundará na água.


Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé - baseaia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressara através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente.

Docimásia Hematopneumo-Hepática De Severi - consiste em determinar as taxas de oxiemoglobina do sangue existente no pulmão e no fígado. Se essas taxas forem idênticas, significa que não houve hematose, logo, não houve respiração; pois se houvesse respiração, a taxa de oxiemoglobina no sangue pulmonar deveria ser obrigatoriamente mais elevada.

Docimásia Plêurica De Placzek - baseia-se no fato fisiológico de que quando houve respiração, deve haver, portanto, uma pressão negativa na cavidade pleural.

Docimásia Traqueal De Martin - liga-se a traquéia na parte superior e coloca-se um manômetro bem sensível por corte transversal. Em seguida, faz-se pressão nos pulmões, e, caso haja ar em seu interior devido à respiração, o líquido do manômetro irá oscilar. Porém, esta prova não tem valor em pulmões putrefeitos.

Docimásia Hematopulmonar De Zalesk - procura estabelecer se houve ou não respiração pelo estudo do conteúdo hemático dos pulmões.

Docimásia Ponderal De Pulcquet - baseia-se na diferença de peso relativo dos pulmões e do corpo do infante que respirou ou não.

Docimásia Do Volume D’Água Deslocado De Bernt - o diagnóstico da respiração, neste caso, é dado pelo grau de deslocamento do líquido quando neste estão imersos o pulmão e o coração.
2.2 Não-respiratórias:

Docimásia Siálica De Souza-Dinitz -consiste na pesquisa de saliva no estômago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extra-uterina.

Docimásia Alimentar De Beoth - consiste na pesquisa de leite ou outros alimentos no estômago do feto; referidos elementos não existem no natimorto. Porém, neste caso, é importante não confundir estes restos de alimentos com o induto sebáceo que pode Ter sido deglutido pelo feto antes de nascer.

Docimásia Bacteriana De Malvoz - os fenômenos putrefativos, no feto natimorto, começam pelos orifícios da boca, nariz e ânus. Nos casos em que o feto teve vida extra-uterina, a putrefação se inicia pelo tubo digestivo e pelo sistema respiratório. Procura-se também pela presença de bactérias Bacterium colli como evidência de que houve respiração, porém, sua presença é um tanto contraditória, pois fala a favor da deglutição de alimentos do que propriamente à respiração. 

Docimásia Úrica De Budin-Ziegler - esta docimásia será positiva se forem encontrados uratos nos condutos renais, como marca da respiração do recém-nascido. Esses sedimentos se apresentam sob a forma de estrias amareladas dispostas radialmente na zona medular. Esta docimásia é baseada no conceito de que a presença de sedimentos de ácido úrico é muito comum naqueles que sobreviveram por um ou dois dias (Virchow).

Docimásia Do Nervo Óptico De Mirto - fundamenta-se no estado de mielinização do nervo óptico, a qual se inicia logo após o nascimento. Tem muito mais valor como determinante do tempo de sobrevivência do recém-nascido. Este fenômeno se inicia 12 horas após o nascimento e se completa dentro de 4 dias aproximadamente.



Como esse assunto foi cobrado em concurso:
 
Disciplina: Medicina Legal
Representa uma docimásia extrapulmonar:
a) Siálica de Souza-Dinitz.
b) Hidrostática de Galeno.
c) Táctil de Nero Rojas.
d) Visual de Bouchut.

 Fonte de pesquisa:
1 - MEDICINA LEGAL, Genival Veloso de França; 9ª edição; Editora Guanabara-Koogan.
2 - http://www.pericias-forenses.com.br/cronota.ht
3 - http://amigonerd.net/trabalho/1826-docimasias-e-sua-importancia-medico-legal

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário